A Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Bureau International des Expositions. Em sua primeira edição no Oriente Médio – em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos –, o evento de US$ 7 bilhões terá duração de seis meses, sendo realizado de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022 (originalmente, o período seria de 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021, mas foi alterado devido à pandemia).
O tema central nesta edição da mostra é “Connecting Minds, Creating the Future” (“Conectando Mentes, Criando o Futuro”), apresentado por meio de mais de 200 pavilhões e a presença de 191 países, que abordam três outros temas: sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. Ainda podemos presenciar shows, workshops, palestras, apresentações de dança, desfiles, conferências de negócios e diversas experiências gastronômicas nos mais de 200 restaurantes no local.
Sobre a experiência de estar presente na Expo, a expectativa dos visitantes (que já é alta) é amplamente correspondida. O evento proporciona uma experiência do usuário incrível, a começar pelo acesso, para o qual foi construída uma estação interligada diretamente ao trem do emirado. Os protocolos de segurança e higiene são devidamente respeitados e fiscalizados neste que é um verdadeiro espetáculo para os sentidos, indo desde a interação com robôs pelo caminho a megaprojeções audiovisuais e atrações sensoriais a todo momento.
O Brasil também marca presença com um pavilhão próprio, localizado na área de sustentabilidade e inspirado nos climas e biomas brasileiros. Trazendo a bacia amazônica ao deserto de Dubai, o pavilhão apresenta propostas de melhoria no uso de recursos naturais com experiências incríveis a um público estimado de 25 milhões de pessoas. Ele mostra que o Brasil investe em recursos renováveis e em novas tecnologias, e valoriza a nossa diversidade natural, cultural e étnica (vale a visita!). Além disso, ainda é possível registrar todas as suas visitas aos pavilhões com um passaporte personalizado, que pode ser adquirido diretamente na feira.
O design e a arquitetura praticados pelos expositores também impressionam. Além de extremamente grandes, encontramos pavilhões como o da Itália, ecológico, com teto feito com cascos de barco em tamanho real e uma fachada com cordas náuticas feitas com plástico reciclado, ou o pavilhão dos Emirados Árabes (um dos mais bonitos do evento): uma estrutura de quatro andares coberta com 28 asas de fibra de carbono que podem se abrir totalmente em cerca de três minutos para revelar painéis solares embutidos.
É cada vez mais impressionante o portfólio de experiências que os Emirados Árabes proporcionam a cada ano aos seus visitantes, seja o Ferrari World, seja o lindíssimo Louvre Abu Dhabi, seja, agora, a Expo Dubai. O país está constantemente na wishlist dos viajantes de todo o mundo.
Bruno Casanova é Head de Marketing Operacional da Primetour Viagens & Experiências
Imagens: iStock/Arte/Mercado&Consumo